terça-feira, 22 de agosto de 2006

Vernissage






Quando eu era pequena, uns oito ou nove anos, meu irmão mais velho, Tety, fazia fotografia na UNB. Eu achava o máximo! E era mesmo... meu irmão conseguia captar a alma das pessoas, o ar bucólico de uma cidade do interior, a dramaticidade de uma cena. Ele tinha uma Canon manual... aquela máquina tirou as melhores fotos que eu já vi. Ele as revelava no banheiro aqui de casa. Preparava todas as químicas necessárias (eu adorava o cheiro daquilo!), deixava tudo escuro, acendia a luz vermelhinha clara e eu ia correndo pra ver as imagens aparecendo devagarzinho, do nada, no meio do papel.
Tety me ensinou a tirar fotos. Como conseguir maior contraste abrindo mais o obturador ou diminuindo o diafragma pra entrar menos luz e criar efeitos incríveis à noite... Me ensinou também que a melhor foto é aquela em que não se faz pose, em que não se exige do modelo. Que quando a gente acha alguém com uma alma bonita, com um sorriso gostoso, com desibinição, é preciso aproveitar!
Eu não sei tirar foto, não sou nenhum Sebastião Salgado. Mas de vez em quando eu acerto, eu capto a alma de alguém, um sorriso de verdade, uma beleza que talvez só eu veja.
Vou colocar aqui as fotos das minhas modelos preferidas. Minha sobrinha Camila, vulgo Tchuca, e minha prima-irmã Fabiana Fabiska! Elas estão no topo da minha lista porque além de serem lindas, eu as amo muito e faço o possível pra tirar uma foto legal delas, que descreva quem elas são... ta aí o resultado!!
Beijos aos meus queridos leitores escassos!

Nenhum comentário: